Preço e valor, entenda a diferença e venda mais!

 

Algumas vezes as empresas atribuem um valor para seu produto, mas o valor deve ser identificado pelo cliente, que compra, e não pela empresa, que vende. 

Em linguagem simples dizemos que preço é o que se paga e valor o que se leva.

A identificação das potencialidades que  o produto tem em resolver o problema do cliente faz com que o valor seja mais alto ou baixo na métrica da dor do cliente.

O valor e preço são duas variáveis completamente diferentes no mundo empresarial. Quando se fala que um produto tem um determinado valor, as pessoas imediatamente pensam no gasto, o quanto estão dispostas a pagar.

O problema está realmente aqui, no dinheiro. A moeda  está relacionado a preço, e não a valor.

O valor de um produto exite se esse produto ou serviço apresentar algum benefício ao cliente.

O produto deve ter características que devem significar potenciais benefícios, mas que esses benefícios devem que ser percebidos pelos clientes, e a grande maioria das vezes é percebido por quem está a vender.

 

O VALOR  não é próprio do produto, mas é algo IMPORTANTE dado a esse produto pelo COMPRADOR, preço e valor, entenda a diferença e venda mais no seu negócio.

Para alguns compradores, esse sentimento(valor)  é mais  necessário que para outros, daí alguns pagam 100,00 €  em uma garrafa de vinho porque vêm os benefícios desse vinho e não têm problema em pagar essa quantia, só  quando consegue o comprador consegue ver esse valor, ele terá a sensação de posse, independentemente do preço, e diz foi um bom negócio.

 

O vendedor tem uma enorme importância, porque é a função  dele  mostrar que as características do produto envolvem-se com as necessidades do comprador, desta maneira, o comprador vê valor no produto e não tenha o preço como obstáculo quando for a hora da compra. Preço e valor, entenda a diferença e venda mais

Daí a importância em conhecer o comprador,  identificar as necessidades, os problemas, as dores do comprador é fundamental para a venda, porque a grande maioria das vezes ele quer adquirir o produto, porém não o faz  por achar muito caro, isto é ele vê que o valor do produto é baixo para o preço a pagar, disto de outra forma, o produto não tem valor porque não lhe satisfaz as suas necessidades.

Deste modo se adicionarmos os esforços que despendemos para obter o que precisamos representam o preço que pagamos para obter o que queremos, enquanto se somarmos os benefícios que recebemos ao obter o que precisamos representa o valor!

 

Os vendedores devem nunca devem de esquecer conhecer o comprador,  primeiro devem ouvi-lo depois identificar as suas necessidades, e só depois criar um  relacionamento com as características do produto.

Só assim, o cliente vê o valor de sua aquisição e não o preço.

Muitas empresas empurram o produto para o cliente, e para isso baixam o preço, na perspectiva de ganhar a venda, e até podem ganhar a venda mas perdem margem comercial, e o mais importante de tudo não resolveram o problema do cliente, e esse cliente pode num futuro próximo ser cliente da sua concorrência.

Preço e valor, entenda a diferença e venda mais.

Valor Percebido

Afinal o que é importante é saber qual é o valor percebido pelo comprador.

Quando um comprador diz “é caro”, ele está a transmitir a percepção de que o produto custo mais do que vale.

Quando um comprador diz “é barato” ele está a transmitir a percepção de que o produto vale mais do que o dinheiro dispendido para adquiri-lo. 

Quando um comprador diz “o preço é justo” ele está a transmitir a percepção de que o produto vale exactamente o dinheiro dispendido para adquiri-lo.

Um bom exemplo são os serviços de urgência, em que os compradores pagam mais porque esse serviço; “urgência” porque ele diminui o “custo de espera”, aumentando assim o benefício. Este é um caso bem visível de valor, é nestes casos que os empresários devem pensar no preço e valor e entender a diferença para vender mais. 

Preço e valor entenda a diferença e venda mais

 

 

Quer fazer parte da lista de empresários que têm sucesso em vendas todos os meses?

Poderemos analisar a sua empresa e fazer uma PROPOSTA DE VALOR para implementação de técnicas para levar mais clientes para a sua empresa, sem custos de avaliação e sem compromisso.

Consulte-nos e saiba como disparar as vendas com facilidade. Veja AQUI alguns casos de sucesso